Presbiopia

Se tem mais de 40 anos, pode começar a sentir que precisava de dois braços mais compridos para ler perfeitamente um menu ou o jornal. Se assim for, bem-vindo ao mundo da presbiopia.

Em resumo, a presbiopia é um problema ocular que afeta todas as pessoas a partir dos 40/45 anos de idade. Nessa altura, os objetos próximos começam a parecer desfocados.

 

Dentro dos nossos olhos, imediatamente por baixo da íris, assenta o cristalino. Ajuda a refratar, ou curvar, a luz nos nossos olhos e a passá-la para a retina. Quase que é possível pensar nele como a lente de uma câmara que se ajusta para focar. À medida que envelhecemos, o cristalino perde a sua elasticidade, piorando até chegarmos aos 60 e poucos anos. Isto impede os seus olhos de focarem tão bem como faziam quando era mais novo. 

 

Como corrigir a presbiopia

Em função do seu problema, poderá ter de usar óculos só para ler. Por este motivo, muitas pessoas referem-se a este tipo de óculos como “óculos de leitura”. 

A presbiopia pode ainda ser corrigida com óculos com lentes progressivas, que corrigem a visão de longe e perto, evitando assim a troca constante de óculos.